Conheça a Cidade

Conheça Guaraqueçaba, localizada no Litoral do Paraná.
Atrações Turísticas:

  • Trilha no Morro do Quitumbê

Com uma altura aproximada de 80 metros, e quinze minutos de caminhada por trilha “ecológica”, chega-se ao topo do “Morro do Quitumbê”, uma visão de 360 graus no alto do cume, é um prêmio para qualquer pessoa, que encanta quem vê pela primeira vez a belíssima baia de Guaraqueçaba, num ponto de vista diferente.

  • Reserva Natural Salto Morato

A reserva abriga centenas de espécies de plantas, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. A Reserva Natural Salto Morato possui uma excelente infraestrutura, com Centro de apoio aos visitantes, alojamentos para pesquisadores, Camping (muito bem equipado), banheiros (incluindo alguns ao longo da trilha), quiosques com churrasqueiras, lanchonete (que não está sempre aberta), além de 2 trilhas que dão acesso as principais atrações turísticas da reserva.

  • Parque Nacional de Superagui

O lugar é tão especial que, em 1998, virou Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO. O parque nacional foi criado em 1989 e protege a ilha do Superagüi, a ilha das Peças, as ilhas do Pinheiro e Pinheirinho e o Vale do Rio dos Patos.

Numa região de rara beleza do litoral paranaense, atrai adeptos da natureza e do turismo ecológico.

Guaraqueçaba é também um marco histórico, pois está entre as primeiras ocupações existentes no Estado do Paraná por colonizadores portugueses. A preservação de seu meio-ambiente e as características físicas da região a tornou como privilegiada na manutenção de suas reservas florestais e de seus ecossistemas, quase intactos, criando atrativos turísticos apreciados pelos adeptos do turismo ecológico. A cidade de Guaraqueçaba está situada numa região de rara beleza do litoral paranaense, sendo ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar. A própria cidade de Guaraqueçaba é um atrativo, com a Ponta do Morretes, no centro da cidade, onde é possível desfrutar o fim da tarde na companhia de botos, há também várias construções históricas e bem preservadas, ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, é possível fazer a trilha para o Morro do Quitumbê, local de beleza singular, principal emente ao pôr do sol. Já mais afastada da cidade, está a Reserva Natural Salto Morato, que possui centro de visitantes com exposições sobre Floresta Tropical e Mata Atlântica, espaço para cursos, aquário natural, centro de pesquisas, laboratório básico, portal e loja de souvenirs. Outra opção é o passeio para a Ilha de Superagüi, feito com barcos (voadeiras), no qual é possível aproveitar a paisagem de mangue e o visual da Ilha de Superagui, área muito preservada.